"A concentração é o segredo da força." (Em 01/05/12)

ogritonoticias.blogspot.com


Técnicas de concentração



1 – No caso da falta de interesse pelo estímulo principal, ou seja, pela matéria a ser estudada, tente identificar o que há de útil nesse conhecimento. Pense no que pode ganhar ao saber daquela informação. Ainda neste sentido, procure trabalhar o prazer em aprender.


2 – Seja minimamente flexível! Isto é, se está muito difícil se concentrar naquela matéria a ser estudada por determinada fonte, passe para outra matéria ou fonte, faça alguns exercícios, faça um resumo, esquema ou mapa mental da matéria estudada anteriormente, ou seja, faça uma revisão do que já estudou, inclusive enquanto estratégia para retomar o ritmo.


3 – Compreenda de forma fragmentada o que irá estudar, como “agora minha meta é estudar e entender este parágrafo”, ou “esta página, este item, este capítulo, este tema…”. Encare um, para depois passar ao outro. Avance por partes, esqueça o todo e estude o que tiver de estudar de forma fragmentada.


4 – Tenha força de vontade! Essa colocação pode parecer autoajuda enlatada e superficial, mas a questão é como fazer para ter força de vontade? Neste sentido, é preciso que entenda que você conta com estruturas biocognitivas capazes de selecionar estímulos de forma voluntária, ou seja, estou dizendo para acreditar que é capaz não por uma questão de fé, mas pelo fato de que, neurobiofisiologicamente, você tem um equipamento cognitivo que lhe permite isso. Repito: você tem um cérebro e estruturas cognitivas que lhe permitem selecionar e descartar estímulos relevantes. Você pode! Isso é uma afirmação racional e científica! Portanto, lute! Lute com o que você tem! Lembre-se de que, na partida da final do campeonato, na qual seu time está jogando, você consegue selecionar o estímulo principal. Portanto, também pode fazer isso ao estudar!


5 – Trabalhe com a respiração; pare por alguns minutos, não mais do que 5, feche os olhos e respire de forma profunda e pausada, da maneira mais profunda e pausada que puder.


LetrasEEARtes: porque é preciso se concentrar no sucesso.