Diga não ao estresse! (Em 17/04/12)

estudoscristaos.com



Dicas para combater o stress


  1. Não procrastinar. Deixar para amanhã aquilo que pode ser feito hoje – todos fazemos isso! Só que estudar de última hora também gera stress. Desenvolva o hábito de “fazer agora” ou “tratar imediatamente” e mantenha tudo sob controle e em dia.
  1. Não ser desorganizado. Todos temos uma pontinha de desorganização dentro de nós. Mesmo que tenhamos desenvolvido e executado um sistema de organização perfeito para isto ou para aquilo, a ordem natural das coisas é, mais cedo ou mais tarde, o desleixe, que, se não for travado a tempo, pode tornar-se caótico. E a desorganização também é estressante.
  1. Não ser controlador. Embora desejássemos ser, não somos o “Mestre do Universo”. Tentar controlar tudo e todos não funciona. É importante aprender a deixar os acontecimentos fluírem naturalmente, respeitar a forma como as outras pessoas agem, aceitar o desfecho das diferentes situações que povoam a nossa existência. A única coisa que realmente você pode controlar é a si próprio – aperfeiçoe isso antes de tentar controlar o resto do mundo.
  1. Eliminar os “suga-energias”. Se já parou para analisar a sua vida (passo 1) e identificou as suas maiores fontes de stress, provavelmente também descobriu algumas coisas que sugam a sua preciosa energia. Existem certas situações na vida que são mais exaustivas que outras e com a desvantagem de que não acrescentam qualquer valor. Saiba quais são e faça um delete permanente. O resultado? Mais energia, menos stress, mais felicidade.
  1. Simplificar a sua vida. Tornar mais simples as suas tarefas diárias, as suas obrigações, a quantidade de informação que registra e muitas outras funções que preenchem a sua vida implicará uma redução significativa do seu nível de stress. Comece já, hoje, a simplificar a sua vida.
  1. Simplificar a sua lista de afazeres. Todos temos uma lista de afazeres que, a cada dia que passa, parece crescer em vez de diminuir, assim como o nosso stress por não conseguirmos começar a riscar itens dessa lista, assinalando-os como concluídos. Agrupe ou delegue tarefas, de forma a simplificar essa lista, reduzindo-a para incluir apenas as empreitadas essenciais. A partir daí, o processo será mais fácil e a satisfação retirada, maior.
  1. Praticar exercício físico. No que diz respeito a aliviar stress, esta dica é senso comum porque… funciona! Além de aliviar, praticar exercício físico também é uma excelente maneira de prevenir contra o stress, uma vez que lhe proporciona algum tempo de qualidade sozinho, perfeito para relaxar, para contemplar, para esquecer e, ainda por cima, para se manter em forma! As pessoas que estão em forma têm uma maior capacidade de lidar com o stress.
  1. Ter uma alimentação saudável. Obviamente. De mãos dadas com o exercício físico, também uma alimentação saudável e equilibrada é uma excelente forma de expulsar o stress, evitando que ele volte a aparecer. A velha máxima “nós somos o que comemos” nunca foi tão verdade!
  1. Ser agradecido. Ter e manter uma atitude segundo a qual se agradecem as coisas boas da vida, pensar de forma positiva são formas poderosas de eliminar o stress da sua vida. Aprenda a reconhecer e a agradecer a vida que tem e as pessoas que estão do seu lado – são tudo dádivas (principalmente quando comparadas com as vidas de tantas outras pessoas). Uma atitude positiva na vida é a melhor solução para substituir o stress por alegria.

LetrasEEARTES: porque ler faz bem.