O temporal e a rua principal (Em 29/03/13)


aconteceempetropolis.com.br

Tema descritivo:

Após a terrível tempestade, a rua principal da cidade parecia outra. 



A devastação da rua principal
Luiz Henrique da Silva Cruz
Ao amanhecer, pulei rapidamente de minha cama; eu estava atrasado para o meu trabalho. Saí às pressas de casa e, apesar de ter recém-acordado, sentia-me ainda cansado. A noite barulhenta devido à tempestade que havia passado pela cidade resultou em uma péssima noite de sono. No caminho para o escritório, quando entrei na rua principal, deparei-me com uma rua totalmente destruída pela chuva. Percebi, assim, o quanto devastadora a tempestade tinha sido.
O céu ao fundo da rua ainda estava escuro, e, no entanto, o temporal já dera seu adeus para aquela cidade a qual tanto maltratara. As casas e as lojas mostravam-se fracas em função do que haviam passado. Seus telhados estavam quebrados e desestruturados. As portas e janelas pareciam massacradas pelo forte vento que ainda as fazia bater. As árvores do canteiro central ocupavam a via caídas ao chão, mostrando que suas raízes não tinham sido suficientemente fortes para suportar as rajadas de vento que haviam sofrido. Os postes de luz se mantinham de pé, seguros apenas pela fiação mais resistente que contivera com vigor a queda deles.
A rua parecia estar mesmo virada pelo avesso, com todo aquele lixo espalhado pelo chão ou boiando nas imensas poças d'água formadas próximas aos bueiros. Estes últimos estavam entupidos, incapazes de dar vazão ao grande volume de água misturada aos detritos. Os carros que permaneceram na rua durante a noite apresentavam seus vidros quebrados pelos galhos que desabaram das copas. Os moradores da rua principal mostravam, em suas faces, uma expressão de terror, de quem não sabia ao certo por onde começar a arrumar toda aquela bagunça. Os comerciantes, preocupados com seus estabelecimentos, mantinham suas portas fechadas, aguardando até que tudo se organizasse.
Apesar de a tempestade ter sido devastadora, os moradores e comerciantes da rua mostravam-se fortes e prontos para recomeçar uma batalha diária de reformas. A meta era deixar a rua tal qual fora antes daquela noite tenebrosa, que para alguns, como eu, significou apenas uma noite perdida de sono. E sono é algo verdadeiramente mínimo diante do tanto que outros perderam.