Autorretrato (Em 15/03/13)


Maurits Cornelis Escher


Tema de descrição de pessoa: Autorretrato


Espelho do tempo
Mariana Mendes de Jesus

        Olhando-me no espelho, vejo como o tempo passou. O rostinho infantil deu lugar a uma expressão firme e confiante de quem vê a vida de um modo sério porém esperançoso. As bonecas foram trocadas por sonhos, pequenos, grandes, não importa. Hoje o maior deles é vestir a roupa da guerreira camuflada e me tornar Sargento Especialista. Tal sonho me move a cada dia e me faz descobrir riquezas pessoais que estavam adormecidas, apenas aguardando no tempo.
Meu rosto e meu corpo já deixam transparecer as mudanças: estatura mediana, pele levemente bronzeada pelo sol do Rio de Janeiro e olhos ingênuos, que deram lugar a olhos brilhantes, caracterizando o lado sensual de uma mulher que vai surgindo aos poucos. Os cabelos castanhos, leves e soltos, parecem bailar quando ao vento e são iluminados pelos raios de sol. Os lábios rosados e os dentes perfeitamente alinhados se completam para formar um sorriso encantador, que transmite várias sensações sem dizer uma única palavra. Já não possuo aquele corpo roliço e um tanto desengonçado, que agora se apresenta cheio de detalhes mais harmoniosos.
Firmeza e confiança definem meu estado atual. Agora sei como o passar dos anos me fez bem. Arrisco-me sem medo; criei em mim um espírito aventureiro. Adoro estar com minha família e com meus amigos. Sempre muito companheira, faço de tudo para vê-los felizes e levo comigo muita alegria e simpatia para onde quer que eu vá. A vida me ensinou a ser persistente e decidida; já não tenho tempo a perder, pois tenho consciência de que somente aqueles que arriscam tudo merecem ser felizes. Sonhadora, vou pelo mundo em busca de meus ideais.
Mariana Jesus é assim: forte, sonhadora, amiga. Alguém que procura manter sempre acesa a chama da fé e da coragem. Mesmo diante das situações adversas, sei que devo olhar para o futuro com otimismo, afinal somos feitos da mesma matéria de nossos sonhos. Esta sou eu: uma bela jovem que guarda o mundo dentro do coração e, desse jeito, tem uma vida confortável, rodeada pelas pessoas que lhe querem bem.