O jornalista Joaquim Maria Botelho fala sobre sua mãe, a escritora Ruth Guimarães

Joaquim Maria Botelho 
Jornalista, tradutor e professor, Joaquim Maria Guimarães Botelho é paulista. Foi chefe de reportagem da Revista Manchete, no Rio de Janeiro, chefe de redação da TV Globo (atual TV Vanguarda) em São José dos Campos e diretor de jornalismo regional da TV Bandeirantes no Vale do Paraíba. Também foi diretor de redação do jornal Vale Paraibano, em São José dos Campos. No âmbito empresarial, foi gerente de produção da Global Editora, assessor de imprensa da Embraer e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Coordenou a área de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Lecionou na Universidade de Taubaté e na Universidade Bandeirantes.
Tem especialização em Jornalismo Internacional pela University of Wisconsin (Madison, EUA) e é mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. É Presidente da União Brasileira de Escritores.
Algumas obras: Buda e Jesus, Diálogos (tradução do inglês), 1995; Vale do Paraíba, Política e Sociedade, 1998; A vida não pode ser só isso, 1999; Gerenciamento da carreira do executivo brasileiro, 2002; Imprensa, poder e crítica, 2005; Adeus, petróleo (tradução do espanhol), 2010;  Redação Empresarial sem mistérios, 2010.


Ruth Guimarães e a Máquina Olympia
Joaquim Maria Botelho

          Com os originais datilografados de uma extensa pesquisa sobre o demônio na literatura oral, uma moça de 27 anos bateu à porta de uma das residências mais conhecidas de São Paulo: a Lopes Chaves, 546. Atendeu-a, com a serenidade de sempre, o dono da casa. Seguiram-se outras visitas, outros debates, que resultaram na publicação, em 1950, do livro 'Filhos do Medo'. Mário de Andrade foi, de certa maneira, preceptor de Ruth Guimarães, no mister da pesquisa folclórica. Não deve ter sido tarefa difícil para o autor de Macunaíma, porque a jovem escritora já estava na estrada literária com 'Água Funda', um romance aplaudido pela crítica da época leia-se Antonio Candido, Nelson Werneck Sodré, Fernando Góes. Tinha lançado o romance num evento conjunto, em São Paulo, dois anos antes, ao lado dos amigos Guimarães Rosa e Lygia Fagundes Telles.

retratosecronicas.blogspot.com
        Desde aquelas tardes na Rua Lopes Chaves, Ruth Guimarães segue martelando a mesma velha máquina Olympia, comprada a prestação. Publicou outros 47 livros, entre contos, pesquisas folclóricas, filologia e traduções do latim, do italiano e do francês. Escreveu crônicas para o jornal Folha de S. Paulo durante vários anos, alternando espaço com Carlos Heitor Cony e Cecília Meirelles. Como jornalista militante, fez reportagens para a extinta Revista do Globo e também para a Revista Quatro Rodas. Entrevistou personagens como Érico Veríssimo, lá mesmo, em Porto Alegre, no varandão gaúcho. Foi autora da primeira crítica publicada a respeito de um jovem e iniciante poeta, chamado Paulo Bomfim, hoje decano da Academia Paulista de Letras. Pois será Paulo Bomfim o escritor que fará o discurso de saudação a Ruth Guimarães, na cerimônia de posse dessa guerreira de 88 anos, na Academia Paulista de Letras, em agosto. A eleição, realizada no dia 5 de junho, teve ares de consagração Ruth recebeu 30 votos de 36 válidos. 

retratosecronicas.blogspot.com
           Ela segue à risca a orientação que recebeu de Amadeu de Queiroz, ainda mocinha: "Escreva todos os dias de sua vida. Seja o que for. Exercite a sua escritura." Eu, desde menino, testemunho a obediência de Ruth Guimarães, minha mãe, a esse décimo primeiro mandamento. Ela mantém uma coluna semanal de crônicas no Valeparaibano e prepara os seis livros restantes de uma coleção de nove livros infantis, em que reconta histórias de animais do fabulário paulista (lançou 'Histórias de Onça', em fevereiro, lança 'Histórias de Jabuti', no dia 16 de junho, no prédio da antiga Escola Caetano de Campos, na Praça da República, e já mandou 'Histórias de Macaco' para a gráfica. Faz conferências sobre folclore e literatura em todo o Estado de São Paulo. E ainda trabalha, diariamente, como chefe do Departamento de Cultura da Prefeitura de Cruzeiro. 

retratosecronicas.blogspot.com
         Nascida em Cachoeira Paulista, no dia 13 de junho de 1920, é a décima terceira representante do Vale do Paraíba na Academia Paulista de Letras, seguindo-se a Almeida Nogueira, Carlos Rizzini, Cassiano Ricardo, César Salgado, Dino Bueno, Gabriel Chalita, J. C. Nogueira Moutinho, Jorge Caldeira, Monteiro Lobato, Péricles Eugênio da Silva Ramos e Plínio Salgado. Os escritores de São Paulo elevaram, ao seu cenáculo, a figura serena de Ruth Guimarães. E ela promete continuar escrevendo sobre o seu povo, à sombra da velha mangueira, nas teclas da velha máquina Olympia, como os mestres mandaram.