Descrição de ambiente

Tema:

          A aconchegante sala de estar da casa de vovó.


eggmania.tripod.com

Emocionantes recordações
Aline Priscilla Ferreira da Rocha

Apesar da distância que os anos imprimem a todos os momentos, minhas lembranças continuam límpidas e fiéis a este maravilhoso lugar de poderosa magia. Voltar a entrar na antiga casa de vovó, em Bezerros, cidade de Pernambuco, onde passei boa parte de minha infância, trouxe-me emoções bastante fortes e fez brotar em mim uma saudade profunda de um tempo que não voltará jamais.
Era um ambiente bastante agradável, pelo delicioso perfume floral que por ali flutuava. A pouca luminosidade convidava os seus visitantes a momentos de conforto e reflexão, ampliando a sensação de tranquilidade ali reinante. O teto era revestido de gesso e apresentava detalhes que lembravam as austeras decorações das igrejas dos séculos passados. A porta era dupla, de madeira pintada com uma cor que já não era mais branca como antes, mas amarelada de tanta história. Ao lado dessa porta, uma janela enorme basculante, escondida por uma antiga cortina de veludo verde, permitia a visão de um pátio cuidadosamente decorado por vasos de vistosas plantas. O piso era da cerâmica avermelhada, que, por consequência do clima mais fresco dessa cidade interiorana, estava sempre muito frio, frio do qual vovó protegia nossos pés, sempre descalços, com coloridos tapetes de retalhos.
Os móveis, sempre limpíssimos, como limpíssimo era o coração da matriarca de nossa família, estiveram todo o tempo no mesmo lugar, desde o dia em que ali chegaram há muitos anos. Próximas a uma das paredes, ficavam duas cadeiras de balanço, aguardando serenamente pela chegada de meus avós, que ali faziam seu descanso vespertino ou nos contavam histórias emocionantes. Na parede oposta, reinava uma estante, que poderia muito bem ser considerada a avó dos móveis daquele cômodo, pois, assim como o coração de vovó, onde não havia limites para nos abrigar, ela aceitava sempre mais uma foto de alguém.  Era toda feita de uma madeira escura e sobre ela podiam ser contempladas fotografias de nossa família inteira. Havia mais fotos também em elegantes quadros que, de seus lugares, mostravam momentos felizes do dia do matrimônio de alguns casais: meus pais, meus tios, meus primos e, claro, vovô e vovó.
A sala de estar de vovó é o lugar perfeito para se ter recordações dessa época que já se faz tão longe, mas que continua a pulsar vividamente em minhas lembranças junto com cada batida de meu coração. Época que para mim e meus familiares sempre lembrará o sentido do amor e da união que deve haver em uma família, e por isso serei eternamente grata a Deus, que me deu a bênção de fazer parte da minha.