Descrição de paisagem

Tema:

A praia, naquela manhã de domingo, começava a receber seus primeiros banhistas.


           
            rw-rjnews.blogspot.com

Oásis carioca
Texto composto em sala no dia 11/03/2011
Composição coletiva

A rotina de uma semana inteira de trabalho em uma grande cidade é verdadeiramente exaustiva. O domingo é o dia perfeito para aliviar toda a carga negativa acumulada, e a praia, com todos os seus elementos naturais e humanos, é a paisagem perfeita para recarregar as energias. Eu tenho uma paixão desde sempre pela Praia de Ipanema; para mim o verdadeiro oásis carioca.
Ipanema, aos primeiros raios de sol, parece uma espécie de plataforma coberta de ouro. O brilho do Astro Rei na areia faz cintilar cada grão, como se fossem pequenos diamantes espalhados caprichosamente pelo chão. Esta, a areia, ainda se encontra lisa, pois as marcas de pés, timidamente, apenas começam a aparecer. Aqui e ali, senhoras desfilam calmamente ou passam fazendo caminhadas. Os surfistas já se apresentam com suas pranchas coloridas, esperando por mais um dia em que surfarão a melhor onda de suas vidas. O mar geme docemente, e as gaivotas, por ainda estarmos em um momento de grande silêncio, conseguem cantar sem serem incomodadas. As ondas vêm e vão, levando consigo pequenos crustáceos e conchas antes habitadas, agora, casas vazias.
Os segundos vão passando e desenhando novas cores e formas à praia que inspirou tantos poetas. No calçadão, uma van vermelha descarrega um grupo de jovens turistas, que descem saltitando de alegria e trazendo muito alvoroço. As madames, com seus cães fofinhos, chegam para desfilar sua elegância. Os vendedores ambulantes, bem equipados e devidamente protegidos contra a promessa de um sol escaldante, já tentam chamar a atenção dos banhistas, com gritos e pregões em uma espécie de guerra irreverente. Pequenos siris percebem que esse é o momento de se abrigarem entre rochas e musgos. Lá onde as ondas acariciam a areia, crianças constroem seus castelos de areia e de sonhos, sob o olhar atento dos pais, que dividem essa atenção com a leitura de um jornal ou livro, ou mesmo com uma conversa com amigos. O cantar das gaivotas agora só com muito esforço pode ser ouvido. Um grupo de idosos se exercita com alegria de um lado, enquanto um outro grupo, de jovens bem-dispostos, treina suas habilidades no futevôlei ou no frescobol. Belas meninas buscam a perfeição de um bronzeado que se harmonize com as linhas perfeitas de seus corpos esculpidos nas academias. E toda essa paisagem se plasma em minha mente, levando-me ao relaxamento, tão desejado durante toda a semana.
Ipanema é um verdadeiro oásis na paisagem árida de prédios e caos urbano do Rio de Janeiro. Por isso é que nela consigo, por alguns momentos, esquecer as dificuldades que me aguardam ao longo da semana. Ao final desse domingo radiante, tenho a certeza de que, reabastecidas as forças, retornarei mais leve e confiante, pronto para a batalha que me espera de cara feia já na segunda-feira.