A elaboração do texto dissertativo

          Para iniciarmos nosso trabalho com dissertação, propomos a você, como ponto de partida, uma atividade voltada para a introdução. Leia com atenção os dois parágrafos a seguir:



 I-      De uma maneira geral, todos temem o envelhecimento. Isso é algo perfeitamente compreensível, uma vez que ele pressupõe mesmo uma acentuada e irreversível degeneração física, assinalando que o indivíduo talvez se encontre mais próximo da morte. Contudo, apesar de todos os problemas a que estão sujeitos os idosos, essa é uma fase de maturidade espiritual, de consolidação do conhecimento e valorização da experiência; é uma fase na qual pode haver, sim, felicidade, pois ser feliz é uma opção que independe de idade. Além disso, todo temor é uma fuga, e não se pode fugir do envelhecimento; o melhor é assumir desde cedo uma atitude preventiva, criar bons hábitos, para que se esteja preparado para quando, e se, essa fase chegar.


II-      De maneira geral, costuma-se admitir que a velhice é uma fase de maturidade espiritual, de consolidação do conhecimento e valorização da experiência; que essa é uma fase na qual pode haver ainda felicidade, pois ser feliz é uma opção que independe de idade, e que basta cultivar bons hábitos para se ter uma velhice saudável. Contudo essas afirmações são somente uma forma bem-intencionada de mascarar uma dura realidade. Na verdade os problemas relacionados ao envelhecimento são graves, irreversíveis e desanimadores. Ser idoso é quase o mesmo que estar morto; a felicidade não é exclusividade dos jovens, mas é bem mais fácil ser feliz durante a juventude, quando se tem saúde e vigor físico. Sob esse ponto de vista, temer a velhice é algo justificável, na medida em que esse temor pode nos impelir a viver mais intensamente cada momento, já que o envelhecimento e a sua conseqüência natural, a morte, são mesmo inevitáveis.


          Eles equivalem, na verdade, à introdução de dois textos que partiram de um mesmo tema, mas com posicionamentos opostos.
          Você seria capaz de identificar, primeiramente, o assunto de que tratam? Assunto, é bom que fique claro, refere-se ao universo maior ao qual o tema pertence. Para identificá-lo, um procedimento útil é tentar expressá-lo por meio de um substantivo abstrato. Exemplos: Política, Educação, Violência. Às vezes, esses substantivos podem vir acompanhados de uma expressão determinante, para restringi-los um pouco mais: Política Social, Educação no Trânsito, Violência contra a Mulher.
          Entendeu? Bom, identificado o assunto, passe agora para o tema, que é uma delimitação do assunto. O tema é a proposta de dissertação propriamente dita; nada mais é do que a abordagem de um aspecto do assunto sugerida para análise com relação à qual se deve definir um posicionamento a favor ou contra.
E aí? Você se arrisca a dizer qual é o tema em pauta? O que está sendo analisado? Vamos dar uma pista: existem algumas palavras que, pela sua inquestionável importância, constituem o que se chama de palavras-chave. Elas o conduzirão seguramente ao tema. Mas atenção: nessa busca pelo tema, você se deparará inevitavelmente com os chamados argumentos, que são ideias selecionadas para defender, sustentar uma outra ideia chamada posicionamento, também conhecida como ponto de vista, tese ou opinião.
          Então, vá por partes. Você deverá encontrar o assunto, o tema, os posicionamentos e os argumentos.
          Numa próxima postagem, daremos as respostas. Até lá e bom trabalho!

Postado em 08/03/2011.