Nasce o Letras

Foto: G. N. Mohan

Viver, contar, experimentar, ler, criar, apresentar, representar, opinar, ultrapassar, vencer, sentir, mergulhar na imaginação, construir, as palavras na veia, a carne do verbo, o pulso do sonho. 

Você pode.

          Acaba de nascer um novo espaço para o exercício da sua criatividade: O Letras. Concebido por dois professores de língua portuguesa, Marcelo Menezes e Daniella Menezes, ambos ambos de uma importante instituição de ensino técnico das Forças Armadas, situada em Guaratinguetá-SP, ele é fruto do manifesto anseio de muitos alunos especialistas por encontrar fontes mais dinâmicas de consulta sobre as técnicas de redação escolar e também pela existência de um canal de veiculação de seus trabalhos escritos. A maior parte desses trabalhos tiveram como leitor apenas o professor de cada aluno. Contudo temos a certeza de que a função de um texto é ser alvo de uma leitura que transcenda os limites da dimensão escolar, atingindo novos leitores e assim participando de uma interação social mais ampla; caso contrário, ainda que tenha cumprido seu papel pedagógico, perde seu sentido como entidade multiplicadora de ideias. Um texto não é concebido para ficar empoeirando nos armários; ele merece ser interpretado e comentado.
          Portanto, com este espaço, é oferecida uma oportunidade de se redimensionar o próprio ato de produzir texto, na medida em que o produtor, no caso o aluno dessa instituição de ensino, percebe um novo significado para esse ato, que se insere num contexto da realidade, ainda que num ambiente virtual.
          Essa é a razão do Letras. E é também poder oferecer mais uma fonte de consultas e debates sobre o exercício de criatividade que é elaborar um texto. Nesse sentido, nossa proposta vai além dos muros da escola, pois é um convite a todos aqueles que buscam ou gostam de se informar sobre a criação textual. 

         Nosso trabalho será constante no sentido de manter o Letras sempre atualizado, postando aqui dezenas e até (quem sabe?) centenas de textos modelares para consulta ou mesmo entretenimento. Para tanto, contamos com a sua colaboração.

Um abraço!