À procura da alma gêmea (Em 29/03/12)

sorrisodegeia.blogspot.com



À procura da alma gêmea

       Suponha que você descreverá, no seu facebook, a pessoa que você deseja encontrar para iniciar um relacionamento amoroso. Selecione as características físicas e psicológicas que, para você, são importantes num(a) parceiro(a). Redija o seu texto descritivo obedecendo ao esquema básico de descrição e utilize a norma padrão da linguagem.

Pequeno tributo com palavras
Danúsio Gadelha Guimarães Filho

       É uma mulher para o resto da vida. Ela não provoca bocejos após cinco minutos de conversa ou vem embrulhada em um milhão de pudores vãos: traz consigo o fogo suave de quem ama ser o que é, estar onde está, refletir nos olhos a infinitude de cores do mundo. Tem uma beleza real, que se amassa ao toque mais intenso, se move no erodir de uma emoção.
       Seu corpo é uma verdade irrefutável; numa proporção renascentista, dir-se-ia que, em seu molde, também foi talhada uma ninfa helênica. Apertar seus cabelos caberia muito bem como um passatempo; os cachos abraçam os dedos e logo toda a mão já faz parte deles. Os olhos cor de âmbar são levemente adoçados com tristeza, derramando-se sobre as covas do rosto quando um sorriso ensolarado lhe vacila na boca; coisa que, a propósito, é extremamente comum, um sorriso que aquece e refrigera ao mesmo tempo. A pele clara, como que sempre pronta a sentir um arrepio, ilude os olhos com a imagem de um areal extenso e macio, findando-se em águas azuis tingidas por um horizonte carmim.
       Toda a opulência de sua compleição embala um âmago intenso, quase tangível, repleto de poesia e música. Seria bem possível passar o resto das tardes conversando amenidades, caminhando de mãos dadas ou simplesmente sentado ao seu lado, fitando o correr das horas: ser agradável consome todo seu tempo. Intrigante como toda essa afabilidade é envolvida por uma personalidade firme, capaz de altos sacrifícios, e sensível, a ponto de estar sempre emocionada. A harmonia com que interagem seus adjetivos merece um tributo que as palavras não podem dar.
       Não é difícil ser cativado por semelhante torrente de qualidades; algumas transitórias, muitas vitalícias, sempre túrgidas de vida e graça. Embora a vida não o seja, sua lembrança, certamente, mostra-se eterna a cada dia.