Os meios de comunicação de massa e o comportamento das pessoas (Em 11/09/2012)

       O texto a seguir, redigido de acordo com o esquema básico de dissertação, foi desenvolvido a partir do seguinte tema dissertativo: Os meios de comunicação de massa alteram o comportamento das pessoas?




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A “geração z” e os meios de comunicação de massa

Emily Mendes

       O desenvolvimento e a inovação dos meios de comunicação de massa têm deixado profundas marcas nas relações interpessoais e no cotidiano das pessoas. Essas mudanças são observadas e se refletem na atual conjuntura em que vivemos a chamada “geração z”. As diversas modalidades de comunicação têm influenciado o comportamento da sociedade devido não só à variedade de informações emitidas, mas também à identificação da massa com os comunicadores e suas opiniões e à facilidade que esses meios oferecem na troca de informações.

       A indústria dos meios de comunicação de massa é um setor que realiza grandes investimentos para proporcionar à sociedade cada vez mais formas diferentes de as pessoas se manterem informadas e de se comunicarem. Disponibiliza-se uma gama de informações e possibilidades que atendam aos mais variados gostos. Sendo assim, de uma forma ou de outra, alguma informação despertará o interesse do espectador, podendo influenciar, alterar ou conduzir os seus pensamentos, opiniões e modo de agir. Como exemplo, podem-se citar os programas de TV, que atendem aos diversos estratos sociais, faixas etárias e gêneros.

       Além dessa vasta rede de informações, existe a preocupação por parte da minoria responsável pelos meios de comunicação em “seduzir” a massa e, de certa forma, criar uma espécie de “dependência tecnológica” nas pessoas. As mensagens veiculadas apresentam-se de forma atraente ao público, que se identifica com as ideias transmitidas e alimenta esse tipo de atividade, como observado nas propagandas que estimulam o uso e a compra de produtos como cervejas, cigarros, carros, etc.

       A “geração z” — como é conhecida a geração de pessoas nascidas sob o advento da internet e do boom tecnológico, a partir da segunda metade da década de 90 até os dias de hoje — representa a era da facilidade, em que, através de apenas um clic, pode-se chegar a lugares distantes, conhecer outras culturas ou até conversar com dezenas de pessoas ao mesmo tempo. A busca pela praticidade tem instituído novas formas de comunicação e alterado os relacionamentos humanos. O mundo virtual já faz parte da realidade das pessoas, e os valores socialmente aprendidos têm se chocado com as novas tendências de comportamento, fazendo surgir consequências como sedentarismo, dependência virtual, isolamento social, entre outros.

       Diante do exposto, pode-se concluir que de fato os meios de comunicação têm alterado não só o comportamento bem como o estilo de vida das pessoas. As informações estão sob o controle e a manipulação dos donos das emissoras de TV, rádio, sites na internet. E os espectadores, por sua vez, são atraídos e mantêm um vínculo com os meios de comunicação, como forma de acompanhar o desenvolvimento social e tecnológico.