Consciência Negra

Aluna Ana Caroline Catarina Amâncio Cunha - 2º ano B
da E.E. Professor Rogério Lacaz

         A vida dos negros era muito ruim, pois, além de eles trabalharem dias inteiros e sem descanso, isso não era reconhecido pelos seus patrões; viviam em instalações precárias, sujos, sem nenhum saneamento básico, adquirindo doenças, passando fome, abandonados porque muitos deles eram tirados das suas famílias e forçados a trabalhar desde pequenos. As mulheres negras também eram exploradas. Além de terem que gerar filhos para aumentar o número de escravos dos seus patrões, elas eram sexualmente abusadas pelos seus senhores. Por conta dessa escravidão, os negros não tinham nenhum reconhecimento na sociedade, pois os ricos eram pessoas brancas, preconceituosas, que não deixavam os negros exercerem os seus direitos.

         Os negros atualmente têm seus direitos reconhecidos na sociedade. Hoje em dia, o preconceito racial diminuiu muito em relação aos séculos passados. Mesmo porque as pessoas que são preconceituosas podem ser presas, pagar multa. Entretanto ainda existem muitas pessoas que são preconceituosas, mas que não admitem.

         Apesar disso, o mundo está muito melhor em relação a preconceito racial, social, econômico. Atualmente os negros têm um papel muito importante na sociedade, seus valores são reconhecidos. O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, por exemplo, foi decretado como um dia importante, pois foi reconhecido por lei. Esse dia tem por objetivo mostrar que os séculos mudaram e as leis são outras. Isso foi uma homenagem para Zumbi, o homem que ajudou muitos negros na época da escravidão.