Consciência Negra

Aluna Larissa Gomes dos Santos - 2º ano B
da E.E. Professor Rogério Lacaz

         Os negros antigamente tiveram de enfrentar a dura realidade; tinham a liberdade, mas não terra nem profissão.

         Ainda hoje, após a abolição, a marginalização dos negros é um fato: são poucos os que chegam à universidade. É entre os negros que encontramos o maior número de analfabetos, favelados, subnutridos, presidiários. Os negros, muitas vezes, foram impedidos de praticar seus cultos. Isso nos mostra, de uma forma clara, que o racismo continua no Brasil.

         São eles que exercem os trabalhos mais pesados e que, no entanto, recebem os salários mais baixos. Por incrível que pareça, ainda existe o trabalho escravo no nosso país. Os trabalhadores são “convidados” a trabalhar em fazendas do interior do Brasil, com a promessa de ótimos salários. Logo ao chegarem, deparam-se com a triste realidade: são obrigados a trabalhar de sol a sol, sem salário, em troca de uma comida miserável e impedidos de fugir, sob a ameaça de homens armados. E a maioria desses trabalhadores são negros.

         Em relação aos demais, eles enfrentam uma certa dificuldade dentro da sociedade, pois precisam de um emprego para se manter, só que muitos lhes fecham as portas, sem deixar que eles mostrem o que possuem fisicamente. São injustiçados no trabalho, discriminados na educação, na política, etc. Além de serem marginalizados, os negros são os que mais sofrem a violência policial; culpados ou não, são sempre tratados como suspeitos. Vivem muitas dificuldades. Os privilégios pertencem quase todos ao homem adulto, branco e rico.

         Nossa sociedade está longe da verdadeira democracia, aquela em que todos são respeitados em seus direitos básicos de moradia, saúde, educação, participação política, etc. Cada um, por mais que digamos que não, tem, sim, um certo tipo de preconceito para com eles. Enquanto a cor da pele, a conta bancária e a aparência forem mais importantes e forem consideradas parâmetros para mostrar se eles são ou não capazes de exercer funções dentro da sociedade, ainda haverá discriminação. Não podemos esquecer que o trabalho dos negros foi o grande legado da raça negra ao conjunto do nosso povo, o povo brasileiro. É inegável a contribuição dos negros em nossa cultura.

         Portanto, precisamos de uma nova sociedade em que os negros visem à real conquista de seus direitos políticos, econômicos e sociais. Que sua dignidade prevaleça e que seus valores sejam descobertos e postos realmente diante da sociedade.