Olho vivo (Em 21/05/12)

jcie.blogspot.com



O que é ortoptia e o que ela tem a ver com a aprendizagem?




A Ortóptica é a área de saúde que trata dos distúrbios da visão identificando, qualificando e quantificando as anomalias da visão e da motilidade ocular, como estrabismos, distúrbios de leitura que causam sintomas como cansaço visual, embaçamento, embaralhamento, ardor, lacrimejamento, visão dupla, fotofobia, enjoos, dores de cabeça e alterações sensoriais como estereopsia (redução da visão de profundidade) e ambliopsia (baixa da acuidade visual de um ou ambos os olhos).

Todos esses sintomas levam o aluno a um baixo rendimento escolar por não conseguir acompanhar o ritmo de estudo. Por sentirem um grande cansaço visual, são muitas vezes tachados de preguiçosos.

Ao perceber alguns desses sintomas, procure um oftalmologista. Caso o oftalmologista perceba a baixa visão em um ou nos dois olhos e sintomas ligados ao esforço visual que não desaparecem mesmo usando óculos ou lentes de contato, ele deverá solicitar a realização do exame ortóptico ou exame de motilidade ocular.

O ortoptista irá trabalhar com a reabilitação das disfunções das movimentações dos olhos muitas vezes causadas por constante esforço visual, estrabismos e baixa de visão, como miopia, astigmatismo, hipermetropia.



LetrasEEARtes: porque é preciso enxergar mais à frente.