Tome nota (Em 05/06/2013)

www.texto.pt


Apontamentos e Notas


Os apontamentos ou notas são registros curtos e sintéticos de uma comunicação oral ou escrita. São muito úteis ao estudo e a outras atividades do nosso dia a dia. Por meio deles é possível melhorar a absorção e a aplicabilidade dos conhecimentos e consequentemente obter melhores resultados no seu desempenho escolar.

Razões para utilizar os apontamentos no seu estudo:

  • Dificuldade de memorização – para aqueles que sentem que sua memória falha ou que ocorre alguma distorção na assimilação de algum conteúdo, consultar as notas pode ajudar a recordar, com maior precisão, os procedimentos que lhes foram ensinados.

  • Ganhos de tempo - para otimizar seu tempo de estudo, as notas e apontamentos são ótimos recursos, pois apresentam a informação de forma abreviada e sintética e os apontamentos auxiliam os estudantes a resumir, de forma rápida, o estudo.

  • Maior atenção - quando nos predispomos a tirar os apontamentos, naturalmente focamos nossa atenção no assunto para selecionar o que é mais importante; por outro lado, é também fundamental ouvir ou ler bem para não registrar falsas informações.

  • Acumulação de conhecimentos - a construção de apontamentos permite a criação de uma base de conhecimentos e de ideias que facilitarão a compreensão de matérias mais avançadas, eliminando a necessidade de aprender tudo na última hora e tornando mais fácil o estudo para os exames.

  • Formação – quanto mais você se utilizar dos apontamentos, cada vez mais eles se tornarão úteis e compreensíveis; a prática vai fazer com que o conjunto de sinais convencionados se alargue e que seja utilizado com maior frequência e naturalidade no seu dia a dia.

Tipos de apontamentos:

Esquemático: Caracteriza-se por esquemas, diagramas ou mapas que expõem a matéria de forma atrativa e simplificada.

Palavra-chave: Consiste apenas em retirar da comunicação ou livro as palavras que melhor descrevem o objeto em análise.

Tópico: Refere-se ao resumo, em frases curtas, de uma ideia expressa numa exposição oral de alguns minutos ou de um capítulo de um livro. É uma forma mais longa, mas talvez mais compreensível de registrar apontamentos, pois, embora demore mais tempo, é mais clara do que a simples utilização de palavras-chave.

Resumo: Consiste na síntese de uma ideia ou da totalidade de um assunto em um parágrafo que explicite as ideias que ficaram na nossa mente depois de absorver os conhecimentos. Implica um texto estruturado e correto do ponto de vista gramatical. A estrutura utilizada exige um maior esforço de elaboração de um texto e requer maior tempo para a construção.

    Por fim, vale ressaltar que o estudo e a leitura das notas e apontamentos devem ser feitos com muita atenção conforme as suas necessidades, para servirem como um instrumento na realização de exercícios ou experiências, ou ainda como ponto de partida para o estudo de uma disciplina.

Referências: