A atividade física e o estudo (Em 11/03/2013)

emvideira.com.br



A prática de atividade física pode melhorar seu desempenho escolar

Início do ano letivo é assim: as atenções devem estar voltadas para os estudos, mas não se esquecendo de cuidar de si. Fique de olho na alimentação e atividade física. Está na hora de reorganizar o seu dia e garantir um bom futuro, visando a sua formação profissional e a uma vida mais saudável. Fazer exercícios físicos regularmente pode ajudar, e muito, na hora de fixar o conteúdo. Alguns estudos já apontam que quem pratica atividade física tem uma capacidade maior de memória, reflexos mais apurados e maior concentração, capacidades cognitivas estas que ajudam no aprendizado. Além disso, os exercícios físicos ajudam a diminuir os níveis de estresse, comuns em quem está sob influência de períodos de grande tensão, como é o caso do estudante. Ao realizar exercícios aeróbicos (caminhar, correr, nadar, entre outros), o corpo automaticamente libera uma substância conhecida como beta-endorfina, que proporciona sensações de bem-estar e prazer.
A Organização Mundial de Saúde recomenda guardar pelos menos 30 minutos em cada cinco dias da semana para fazer exercícios físicos. Por isso, o primeiro passo é organizar seus horários para que a nova atividade não interfira negativamente no desempenho de seus estudos. Com planejamento você certamente conseguirá fazer bem as duas coisas e manter sua saúde.
Dicas:
  • Faça a Educação Física oferecida pelo CA com prazer e não por obrigação.
  • Busque uma atividade física de que você goste e que lhe dê prazer nos horários vagos e pratique-a como um hábito saudável.
  • Jogos coletivos (vôlei, basquete, futebol etc.) desenvolvem o lado cognitivo e social.
  • Caminhar ou pedalar proporcionarão uma mudança do ambiente fechado das salas de aula.

Referências: