O mendigo solitário (Em 16/08/11)

Tema: Tendo como companheiro apenas seus três cães, aquele mendigo parecia pedir muito mais do que apenas dinheiro.


O mendigo solitário
Lucas Saqueto de Lacerda

Desanimado e desmotivado, devido às dificuldades que a vida apresentava, estava eu, na sacada do prédio em que moro, a meditar e a reclamar de minha situação. Nesse momento, observei um pobre homem em uma calçada de um prédio abandonado. Com suas mãos sujas e calejadas, juntava seus papelões para poder se abrigar do frio. Tendo como companheiro apenas seus três cães, aquele mendigo parecia pedir muito mais que apenas dinheiro.
Com seus olhos tristes e apagados como uma flor murcha e seca, com cabelos compridos e sujos, pelos quais um pente dificilmente conseguiria deslizar, ele exibia uma barba quase completamente grisalha. Os pelos ao redor dos lábios já estavam bastante amarelados, devido ao seu vício em nicotina. Suas roupas, desgastadas pelo bater das pedras, somadas aos papelões, eram sua única proteção contra a friagem que faz em nossa região. Ali estava ele, sentado, naquela calçada empoeirada. As rugas, talvez até precoces, evidenciavam todo sofrimento pelo qual devia estar passando; e a sua carcaça, desnutrida pela fome que assolava aquele homem.
O mendigo solitário parecia buscar em seus cães sujos e magros, algo que definitivamente não conseguia encontrar nos seres humanos, como companheirismo, amor e um ombro amigo. O mundo para ele, mesmo sendo tão extenso e com tantos habitantes, parece ser como uma caixinha de fósforos: pequena, escura e apertada. Seu olhar às vezes se perdia no nada, aparentando estar com o pensamento longe, relembrando algo que já vivera ou talvez imaginando se um dia finalmente teria direito a uma vida digna e saudável. Nessa hora, talvez isso reacendesse seus sonhos e objetivos, como uma nova planta que surge do solo seco buscando ser acolhida pelo sol e produzir muitos frutos em um futuro melhor.
Aquela imagem me fez repensar minhas atitudes e enxergar que meus problemas, que pareciam ser tão absurdos, eram pequenos perto dos daquele homem, pois eu tenho amor, família, lar e recursos que me ajudam a superar facilmente as pequenas batalhas que a vida me oferece. Ele parecia, naquele momento, só poder contar infelizmente com seus três cães.