O charme da notícia (Em 03/10/2012)


Foto: João Athaíde












Michelle Sampaio - Editora e apresentadora da Rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo






Você escreve bem?


      Não é fácil escrever bem! E sei que muita gente concorda com a minha afirmação. Porém, é possível escrever cada vez melhor. Mas como? A resposta é treinar e principalmente ler. Quem lê, melhora a escrita e o conhecimento. E só quem exercita, progride. Ah, me esqueci da paciência, porque ninguém passa a escrever bem do dia pra noite.
        No jornalismo é assim também. Quando leio alguns textos que fiz na época da faculdade, há mais de dez anos, ou até mesmo no início de carreira, chego a rir e a me envergonhar. Penso como eu era infantil e repetitiva. Mas hoje sei muito bem da importância desses textos para o meu progresso profissional. Desde então, venho exercitando sem parar. Todos os dias, leio e escrevo. Leio notícias, fofocas, blogs, de tudo um pouquinho. E claro, escrevo.
       Como jornalista de televisão, tenho sempre um desafio: escrever de forma clara, objetiva e interessante para o telespectador. Tenho que lembrar sempre que não estou escrevendo para mim, mas para milhares de telespectadores. Uma responsabilidade enorme mas apaixonante. E você acha que, há quase dez anos como editora e apresentadora da maior emissora da região, estou satisfeita, que acho que escrevo bem? Não, não e não! Acredite. Chego a pensar que podia ter nascido com o talento do Arnaldo Jabor para escrever crônicas para televisão ou até mesmo do repórter Pedro Bassan, da Rede Globo, para fazer excelentes reportagens. Mas, mesmo sem ter talento nato, acredito na fórmula treinoleitura. E é nela que invisto! Acho que é a melhor aposta para quem quer escrever cada vez melhor.
       Então, boa leitura, exercite a escrita sem medo e uma ótima redação para você! Quem sabe o seu texto, seu blog ou até seu livro possam ser a minha próxima leitura?!?!?!