No seu dia, Robson Carpenter inaugura coluna "Mandando uma Letr@" (01/09/12, Dia do Professor de Educação Fisica)

Professor Robson Carpenter
Formado em Educação Física, Pós-Graduado em Condicionamento Físico para Grupos Especiais e Reabilitação Cardíaca. Consultor de exercício e saúde da TV Vanguarda, Apresentador do Programa Trilhas da Saúde no site Vnews, Apresentador do Minuto Saúde (TV Vanguarda), Coordenador do Condicionamento Físico Cardiotraining, Projeto Zerbini e Saúde do Trabalhador (UNESP- Guaratinguetá). Personal Trainer e socorrista de corridas de rua.


Como envelhecer saudavelmente

          Você já deve ter se deparado com uma pessoa de mais idade correndo perto de você no parque ou na praia bem no momento em que está caminhando ofegante e cansado. Daí vem a pergunta: "Por que ele está tão bem-preparado, sendo que tem idade para ser meu avô?".
          Na infância, somos bem-alongados e flexíveis, por isso as crianças colocam a cabeça no joelho quando estão sentadas, com facilidade. Se continuarmos alongando desde a infância, manteremos o alongamento e a flexibilidade por toda a vida. Mas, se você está mantendo uma vida sedentária, não se preocupe, nunca é tarde para começar!
          Se você começar a estimular seu corpo, ele irá responder. Dia a dia, seu organismo vai se adaptando, não tenha pressa. A preparação física se ganha com o tempo; mantendo uma rotina de exercícios, você irá se condicionar e poderá até acompanhar aquele senhor que passou correndo por você!
          Nosso corpo é como uma máquina: se parar de funcionar, de se movimentar, emperra e enferruja, aí vêm as complicações… como a osteoporose, artrose, doenças relacionadas ao sobrepeso como hipertensão, diabetes, colesterol alto, etc. Uma recente pesquisa feita na Europa mostrou que, se mantivermos uma vida saudável, incluindo boa alimentação e atividades físicas, ganhamos em até quatorze anos a mais de vida! E o mais importante, uma vida com mais alegria e disposição.
          Não fique sentado o dia inteiro. Com apenas quarenta minutos diários de exercícios, você mudará sua qualidade de vida.

          Vamos lá! Mexa-se!