Professora da UFRJ faz palestra na EEAR


Bakhtin, gêneros e sequências didáticas: assuntos abordados 
pela Profª Drª Paula Tatianne Carréra Szundy em palestra especial


Prof. Marcelo, Profª Daniella e Profª Drª Paula



Amigas desde a época da faculdade

       Direcionada a um público seleto, formado por professores de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, militares do Magistério da Língua Inglesa e militares instrutores de Inglês Técnico, a palestra “Capacidades de linguagem no ensino de línguas para fins específicos: uma proposta de progressão baseada em gêneros” focou o que há de mais moderno na área de ensino de línguas.


Profª Patrícia, Profª Paula, Profª Daniella e Profª Márcia


Profª Paula durante a palestra


       A professora discorreu com maestria sobre conceitos fundamentais da perspectiva dialógica do Círculo de Bakhtin, tecendo considerações críticas sobre o emprego muitas vezes equivocado da metodologia baseada em sequências didáticas proposta por Schneuwly & Dolz.


Um pequeno flash da exposição


       Além de um evento de alto nível acadêmico, a palestra foi também um momento prazeroso de encontro entre amigos e colegas de faculdade (FATEA - Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, de Lorena) e ex-alunas da própria palestrante, muitas das quais tenentes da instituição militar onde o evento se deu, que se emocionaram ao rever tão notável professora.

Professoras da região prestigiam o evento

         A palestra também foi marcada por um toque especial de emoção, quando a Profª Drª Paula Szundy dedicou sua fala a seu pai, o Sub Carréra, paraquedista da EEAR e um dos fundadores do “Boinas Azuis”, falecido este ano. E uma curiosidade e significativa coincidência: a palestra aconteceu no dia 22 de novembro, exatamente um mês após o Dia do Paraquedista, dia 22 de outubro.

Sub Carréra

D. Alice, a palestrante e os organizadores


            Sem dúvida, um momento ímpar no histórico das vivências acadêmicas da instituição, registrado ainda pela revista Especialistas em Destaque, n° 29, de 05 de dezembro de 2012, do Comando da Aeronáutica.


           A Profª Drª Paula Szundy ainda fez questão de disponibilizar os slides exibidos durante a palestra para a consulta dos interessados no tema. Basta clicar no link abaixo.