Horário Político Eleitoral na TV (Em 08/05/2013)

http://tvfoco.pop.com.br



TEMA: O horário político na TV e no rádio deve ser extinto?


O horário político no rádio e na TV é importante
Éderson Martins Revelli

Há alguns anos, o horário político vem sendo exibido para a população para que os eleitores tomem uma decisão correta na hora de votar. Porém, a permanência do horário político no rádio e na TV está sendo discutida pelos eleitores.
Algumas pessoas alegam que o horário político não interfere na hora de votar, já que existem pessoas que têm opinião formada acerca do assunto. Dizem também que alguns candidatos tomam uma postura humorística para conseguir votos, tirando a importância e a seriedade do horário. Afirmam ainda que os eleitores devem conhecer muito bem seus candidatos e que o horário político abre pouco espaço para eles exporem suas intenções e projetos.
Entretanto, uma outra parcela da sociedade acredita que o horário político é uma forma de os eleitores conhecerem outras propostas de outros candidatos, podendo escolher aquela que for a melhor. Defendem também que tal horário é um incentivo à prática da cidadania, já que pode motivar alguns eleitores que, a princípio, iriam anular o voto. Alegam ainda que a propaganda eleitoral é um instrumento a mais que os candidatos têm para divulgarem seus projetos, tornando fácil a ligação entre candidato e eleitor.
Embora essa questão seja bastante controversa, parece sensato afirmar que o horário político na TV e no rádio não deverá ser extinto, já que a maioria dos eleitores usufruem desse meio para decidirem seu voto. Talvez se o horário político for acrescido de debates e entrevistas informais, poderá atrair aqueles eleitores que já têm opinião formada, abrangendo um número maior da população.