Onda de protestos (Em 20/08/2013)


bestyle.com.br


TEMA: Você acredita que essa onda de protestos pelo Brasil vai trazer uma mudança política significativa?



Brasil sem mudanças
Rafael Moreira Pinheiro



       Durante a história da humanidade, diversos eventos envolvendo grandes massas populares derrubaram governos e mudaram drasticamente a história de nações e do mundo. Atualmente, o Brasil está passando por um momento no qual diversos protestos e mobilizações populares ocorrem por todo o país. Entretanto, a inexistência de uma liderança central, a falta de apoio de setores elitistas e a rápida resposta do governo de lançar medidas para inibir o moral dos manifestantes mostram que não haverá mudanças políticas significativas no país.
           A falta de uma liderança central é muito clara, pois as reivindicações acabam sendo diferentes em cada local, e algumas são, inclusive, oportunistas. Essa falta de consistência sobre o que é exigido do governo causa confusão e mostra falta de seriedade no movimento. A inexistência de liderança causa também o aumento dos casos de vandalismo, uma vez que muitos dos que estão lá não receberam qualquer orientação de como agir ou do que deve ser feito.
      Nesse mesmo sentido, a falta de apoio de setores elitistas diminui drasticamente as chances de sucesso dos protestos. Sem a participação de grandes comerciantes, empresários, políticos ou qualquer outra pessoa ou instituição com grande poder e influência, as manifestações não serão nada mais que grandes tumultos, causando transtornos somente à própria população.
         E mesmo que algumas exigências tenham sido atendidas, fica claro que foram apenas medidas imediatistas dos governantes para, simplesmente, acabar com o moral daqueles manifestantes. A aplicação de tais medidas, com o passar do tempo, poderá resultar no insucesso dessa onda de protestos. Por exemplo: a redução de alguns centavos nas passagens de ônibus. Em pouco tempo, elas voltarão a aumentar.
      Tomando como base o que foi dito, é fácil concluir que a falta de planejamento fez com que as ondas de protestos pelo Brasil não resultassem em qualquer tipo de mudança política. Para atingir tal resultado, seria necessária uma boa estratégia e estrutura, e muito tempo de planejamento, pois uma grande mudança não acontece da noite para o dia.