Está correto o "mesmo"? (Em 21/08/2013)

info.com.br


A expressão "o(a) mesmo(a)" como recurso de coesão

Você já deve ter percebido, em alguns textos jornalísticos, técnicos e até mesmo em documentos oficiais, o uso da expressão "o(a) mesmo(a)" como forma de retomar elementos anteriormente citados. Talvez até, de tanto vê-la, você já tenha passado a empregá-la em suas redações, em casos como os seguintes:

1 - É inaceitável que dinheiro público seja utilizado na construção de estádios para a Copa do Mundo, já que o mesmo deveria ter como destino as áreas de saúde, educação e segurança pública.

2 - A vítima relatou que um homem aparentando quarenta anos se aproximou e lhe tomou o celular. A mesma disse ainda que o assaltante fugiu em direção ao metrô.

Pela leitura, entende-se que o mesmo retoma dinheiro público, no primeiro exemplo, e que, no segundo, o uso de a mesma buscou evitar a repetição da estrutura A vítima, já expressa no período anterior. Em ambos os casos, o intuito foi o de se valer de recursos de coesão que evitassem a indesejada repetição dos elementos anteriormente expressos. De certa forma, podemos dizer que o objetivo foi alcançado. No entanto, tal emprego para o vocábulo mesmo não encontra respaldo nas gramáticas normativas de nossa língua, constituindo-se na verdade em um desvio da norma padrão.

A palavra mesmo pertence primeiramente à classe dos adjetivos, ou seja, ela é um modificador dos nomes, estando correto seu emprego nos seguintes exemplos:

1 - O dinheiro público investido na Copa do Mundo alcança cifras astronômicas. Não se compreende o motivo de não se aplicar as mesmas cifras em educação, por exemplo.

2 - Um indivíduo magro e alto se aproximou e lhe tomou o celular. O mesmo homem ainda exigiu que lhe fosse entregue a bolsa.

Ainda, mesmo pode ser substantivo masculino, conjunção e advérbio, dependendo de como é empregado, conforme se constata nos exemplos abaixo, colhidos no Dicionário Houaiss:

 substantivo masculino
7 a mesma coisa
Ex.: nos dias seguintes, sucedeu o mesmo.

8 a mesma pessoa
Ex.: foi sempre o mesmo na defesa da justiça

 conjunção
9 ainda que, embora
Exs.: mesmo gordo, continuou a correr pela manhã
mesmo querendo, não vamos terminar em tempo

 advérbio
10 até, também
Ex.: mesmo os amigos lhe viram o rosto

11 neste exato instante; exatamente, justamente
Ex.: hoje mesmo lhe darei a resposta

12 de fato, de verdade; realmente
Ex.: foi mesmo uma notícia que alegrou a todos
13 com justeza, precisão; justamente, precisamente
Ex.: o resultado comprovou mesmo os cálculos preliminares

Retomando os exemplos iniciais, a fim de evitar a repetição, o redator poderia ter se valido, por exemplo, de pronomes pessoais. Veja:

1 - É inaceitável que dinheiro público seja utilizado na construção de estádios para a Copa do Mundo, já que ele deveria ter como destino as áreas de saúde, educação e segurança pública.

2 - A vítima relatou que um homem aparentando quarenta anos se aproximou e lhe tomou o celular. Ela disse ainda que o assaltante fugiu em direção ao metrô.

A coesão textual pode ser feita também por meio de numerais, pronomes demonstrativos, pronomes oblíquos, sinônimos, etc. Acompanhe:

Fiscal e candidato foram para a sala da diretoria. O primeiro disse que o segundo estava com um celular ligado durante a prova.

Ao ser capturado, o homem devolveu os pertences da vítima. Esta, no entanto, disse não querer registrar queixa.
A professora disse que chegaria à cidade por volta de seis horas. O combinado era pegá-la na rodoviária.

A polícia constatou que na bolsa havia uma bomba. O esquadrão antibomba foi imediatamente acionado para desativar o artefato explosivo.

Então, em seus próximos textos, tente aplicar os recursos de coesão recomendados pela gramática normativa. Assim você não incorrerá no mesmo desvio que temos visto com alguma frequência nos mais diversos tipos de textos.