Por onde eu começo? (Em 23/08/13)

marcelosatiro.blogspot.com


Dicas para a introdução do texto descritivo


       Em quase tudo aquilo que deve ser feito, considera-se sempre o primeiro passo o mais difícil de todos. Na composição de um texto, essa mesma impressão se repete. Assim é que nos acostumamos a ouvir de nossos alunos que a introdução é a parte mais difícil da redação. Por isso vamos dar aqui algumas dicas de como se iniciar um texto, no caso o descritivo.

Seguindo as recomendações feitas na postagem anterior, vamos considerar que estejamos trabalhando com o esquema básico de descrição de pessoa e o tema é Faça a descrição de uma bailarina no momento de sua apresentação.

Na introdução do texto descritivo, o redator deve procurar ser breve e objetivo. Ela deve conter alguns elementos a partir dos quais o leitor possa compreender sobre o que especificamente tratará aquela redação. É claro que, pelo fato de a banca examinadora ter elaborado a proposta,  a dedução é a de que avaliador conhece bem o tema. Mas você não pode pensar assim. O que se espera é que o resultado, o texto propriamente dito, possa ser lido por qualquer pessoa, mesmo que não tenha conhecimento do tema que o gerou.

Uma boa técnica é dividi-la em três movimentos:

1) Apresentação de quem descreve (ponto de vista).
2) Apresentação do contexto ou da cena em que observador e objeto estavam.
3) Apresentação do próprio objeto, claramente nomeado.


Exemplo:

Sempre me interessei por entretenimentos culturais. Em meus momentos de lazer, quase sempre optei por cinema ou teatro. Mas, naquele final de semana, aproveitei para fazer algo diferente. Comprei um ingresso para assistir a uma companhia de balé russa que se apresentaria no Teatro Municipal. Lá pude testemunhar toda a beleza da bailarina Karina Pavlov.

Não é preciso na introdução nada além disso. Em verdade, ela é bem simples. Não há necessidade de elementos densamente narrativos, já que o resultado a ser atingido é a descrição.

Além disso, perceba que o contexto está claro e que o objeto, uma vez que foi devidamente nomeado, conduzirá a descrição para a pessoa fictícia de Karina Pavlov. Assim, o redator se esquiva do risco de descrever de maneira geral uma bailarina, o que encaminharia seu texto para uma dissertação. Veja:

A dança é a arte da expressão do corpo. Assim como todas as atividades artísticas, a dança é uma linguagem, e uma coreografia pode encerrar todo um discurso por meio de gestos. A bailarina é de fato a figura central dessa arte, que tem no balé clássico sua forma mais sofisticada.

Nitidamente podemos ver que o resultado acima poderia muito bem servir como introdução no caso de um texto dissertativo, mas não no de um descritivo. Isso porque tudo no trecho acima aponta para uma descrição de cunho geral, que toma como base as qualidades comuns a todas as bailarinas. Já o texto descritivo tem como meta a individualização dos objetos por meio de suas características únicas, ou seja, aquelas qualidades que diferenciam um objeto dos demais de sua espécie. 

Veja agora outros exemplos de introdução e que trabalham os mesmos elementos contextualizadores.


Descrição de uma biblioteca pública municipal.



Minha infância foi marcada pela limitação de recursos de meus pais. No entanto, tive força de vontade para nunca esmorecer nos estudos. Por não termos como comprar livros, só pude contar com o auxílio de um lugar para mim mágico, onde eu encontrei todo o conhecimento do qual necessitava: a biblioteca pública de meu bairro.



Descrição da paisagem de São Paulo, vista da janela de seu quarto.

cidadedesaopaulo.olx.com.br

Eu havia acabado de passar no vestibular, e era necessário abandonar minha pequena cidade para frequentar a faculdade que escolhera. Mudei-me para a maior cidade da América Latina. Apesar do medo que senti de morar sozinho em uma grande cidade como São Paulo, a vista de meu quarto me acalmava, além de me instruir sobre os costumes do paulistano.



Descrição de uma antiga cidade submersa no oceano.

saibatananet.blogspot.com

A profissão de oceanógrafo me brindou com muitas paisagens de intensa vida e rara delicadeza. A cada mergulho que faço em meu pequeno submarino de pesquisas, deparo-me com pequenas e grandes descobertas que, mesmo não o sendo para o mundo, serão sempre para mim. No entanto, naquele ano, participei de uma descoberta fantástica e que transformou por completo as bases da história. Eu e minha equipe, mergulhando nas águas do Oceano Atlântico, descobrimos sem querer as ruínas da mítica Atlântida.

A ferramenta principal do redator é a sua imaginação. É necessário que o redator a coloque a seu serviço, mas sem exageros e rigorosamente cumprindo com o que especifica o tema. Assim, já que o que se espera é um texto de ficção, ou seja, não essencialmente verídico, não há problema em se trabalhar na introdução com alguns elementos que auxiliem a visualizar melhor a cena na qual supostamente o observador esteve em contato com o objeto.

Tenha em mente sempre que, como estamos falando de esquema básico, imediatamente no segundo parágrafo, seja qual for o caso, o redator deverá partir para a descrição do objeto indicado pela proposta, limitando-se a descrever o que viu.