O esquema básico na descrição (Em 23/08/13)

www.dreamstime.com


Um esquema é uma ferramenta com a qual alguém pode organizar melhor um determinado trabalho a ser feito ou visualizar com mais precisão as partes que compõem determinado dispositivo ou sistema.

Esquemas podem ser bastante úteis no caso da necessidade de se escrever um texto descritivo ou mesmo um dissertativo. No caso das descrições, Branca Granatic, em seu livro Técnicas Básicas de Redação, recomenda o esquema básico de quatro parágrafos, e é sobre ele que vamos falar agora.

Em situações de avaliação redacional, por exemplo, o esquema básico permite que se trabalhe com ordem, o que significa uma economia de tempo. Além disso, a principal vantagem é a de oferecer a quem redige a possibilidade de estabelecer uma estratégia para a organização hierárquica e espacial de suas ideias. O redator pode contar então com um molde por meio do qual ele visualiza previamente as partes que irão compor seu texto, o que garante o domínio de saber o que deve baixar em cada espaço de sua folha.



Tipos de esquema na descrição

Pessoa: emprega-se quando o objeto da descrição é uma pessoa ou qualquer ser que seja passível de ser personificado (objetos animados e inanimados).

Ambiente: emprega-se quando o objeto da descrição é o espaço interno de uma edificação qualquer.

Paisagem: emprega-se quando o objeto da descrição é o espaço externo, natural ou urbano, de uma região.

          Para qualquer que seja a proposta, o resultado será um texto de quatro parágrafos. 



atividadesparacrianças.blogspot.com


Esquema básico de descrição de pessoa

1° parágrafo: coloca-se aqui o contexto (de maneira geral, situa-se o observador no espaço e se apresenta a pessoa a ser descrita);

2° parágrafo: descrição física (combinando denotação e conotação); aqui o redator trabalhará com um repertório de nomes que identifiquem as partes de um corpo, aliando ainda informações sobre postura e indumentária. 

3° parágrafo: descrição psicológica. Nesse momento o domínio na identificação dos múltiplos estados psicológicos que podem acometer alguém é decisivo.

4° parágrafo: desfecho do texto, retomando os elementos do primeiro parágrafo ou não. É importante ressaltar nesse momento o sentido que a experiência na contemplação do objeto deixou no observador.




alexcpena.blogspot.com


Esquema básico de descrição de ambiente

1° parágrafo: coloca-se aqui o contexto (de maneira geral, situa-se o observador no espaço e se apresenta o ambiente a ser descrito);

2° parágrafo: descrição geral do ambiente (piso, paredes, luz, atmosfera, cores, sons, cheiros, etc);

3° parágrafo: detalhes de elementos interessantes na cena (mobília, espaços peculiares, detalhes importantes do ambiente; foco mais fechado);

4° parágrafo: desfecho do texto, retomando os elementos do primeiro parágrafo ou não. É importante ressaltar nesse momento o sentido que a experiência na contemplação do objeto deixou no observador.




http://pt.wikipedia.org


Esquema básico de descrição de paisagem

1° parágrafo: coloca-se aqui o contexto (de maneira geral, situa-se o observador no espaço e se apresenta a paisagem a ser descrita);

2° parágrafo: descrição geral (o que pode ser visto à longa distância: estado do céu, serras, vegetação, casario, edificações mais altas, etc.)

3° parágrafo: detalhes do que se vê à média e curta distância (objetos, pessoas, cenas, construções mais relevantes. Atenção: o foco é a paisagem);

4° parágrafo: desfecho do texto, retomando os elementos do primeiro parágrafo ou não. É importante ressaltar nesse momento o sentido que a experiência na contemplação do objeto deixou no observador.

       Em nossa coluna A palavra é toda sua, há diversos exemplos de textos descritivos que foram escritos nos moldes do esquema básico. Leia-os para uma maior compreensão do assunto. 

         Para encerrar, é bom ressaltar que texto descritivo é uma interessante ferramenta para o desenvolvimento da imaginação criadora e para o aperfeiçoamento da literariedade. Muitos recursos oferecidos pela linguagem podem ser empregados nele, como o uso de comparações e metáforas, por exemplo. Em suas próximas descrições, que tal procurar aplicar o esquema básico? Você verá que é fácil, e o resultado, bastante harmônico.