Balões e seus riscos
Aline França


           A prática de se soltar balões é uma atividade muito comum nos meses de junho e julho, época em que se comemoram as festas juninas, as quais fazem parte do folclore brasileiro. Apesar de ser muito bonito ver os balões subindo e colorindo o céu, os balões de bucha são muito perigosos e, quando caem, podem causar destruições. Por isso, foram criados os balões de ar quente, que são muito mais seguros, porém eles ainda são um risco para a aviação.
          O folclore brasileiro é repleto de elementos típicos que servem de símbolo para nossa cultura. Da mesma forma que os balões representam a cultura do país e simbolizam as festas juninas, fatores, por exemplo, como danças, roupas, comidas, enfeites, entre outras tradições, também constituem essas festas e são inofensivos, o que permite que continuem sendo conservados.
          Muitos acham que, quando se fala da proibição da soltura de balões com fogo, está-se acabando com o folclore, mas não é essa a mensagem que o governo passou quando proibiu essa prática em prol da segurança de todos. Apesar dessa posição do governo, existe a Sociedade Amigos do Balão, que auxilia a prática da soltura de balões sem bucha, os quais ainda assim devem ser soltos com cautela e em áreas distantes.
           Por morarem em cidades pequenas, e nessas cidades geralmente as leis serem mais respeitadas, algumas pessoas tiram conclusões precipitadas e afirmam que não ocorrem acidentes com balões em residências ou matas, por exemplo, em lugar nenhum do Brasil. Há pouco tempo, o Fantástico exibiu uma reportagem que falava exatamente de acidentes que ocorreram em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Mas esse tipo de acidente não ocorre somente nessas cidades, pode acontecer em qualquer outro lugar. Por isso deve-se proibir a prática de se soltar balões, exatamente pela razão de não se querer ferir alguém ou destruir a natureza. Nos dias em que vivemos, vários fatos são muito mais perigosos que a queda de um balão em um lugar desapropriado, como bala perdida, falta de amor ao próximo, políticos corruptos, entres outros, mas não precisamos deixar que os balões sejam mais um motivo para destruir a sociedade.
          Hoje em dia, a aviação está muito modernizada, mas ainda não foi inventada uma forma de se controlarem balões desabitados, por isso os balões, mesmo que sejam de ar quente, continuam sendo um risco para o controle de tráfego aéreo. E como controladora, posso dizer que os balões são tão perigosos como uma colisão com um pássaro ou com outra aeronave. A maioria dos controladores opera com mais de dez pontos na tela do radar; se aparece mais um ponto não identificado e que não pode ser controlado, a probabilidade de ocorrer uma colisão é muito alta, pois o balão pode ser sugado por uma turbina, por exemplo, e isso resultaria na queda do avião e na morte de centenas de pessoas. A velocidade de um avião é muito alta, e não há condições de uma aeronave de grande porte, principalmente, fazer uma manobra para contornar um balão; isso seria muito perigoso para a aeronave.
          Enfim, a soltura de balões com bucha é crime e proibida por lei. O fato de, com a criação do balão de ar quente, a prática ser autorizada desde que seja supervisionada, controlada e em área reservada não elimina os riscos para a aviação. Não se pede que termine com o folclore, e este não deixaria de existir por causa da ausência do balão. Não é necessário fazer do balão mais uma causa para a destruição da sociedade, morte de pessoas e animais e destruição da natureza. Quanto menos fatores existirem para contribuir com essas destruições, melhor o Brasil pode ficar.