Fique atento às dicas do Jornalista William Silva - Em 10/09/14

      William Silva, paraense de Belém, Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal do Pará, com 30 anos de profissão. Editor Executivo do jornal DIÁRIO DO PARÁ desde abril de 2004. Editor do Caderno de Polícia do DIÁRIO DO PARÁ. Colunista da REVISTA TDB do DIÁRIO (Coluna Fique Atento). Trabalhou como repórter e editor nos grandes jornais de Belém. Chefiou o Núcleo de Imprensa da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Belém e a Coordenadoria de Comunicação Social do SEBRAE/Pará. Trabalhou como Chefe de Reportagem e Editor da TV Record Belém. Atualmente chefia a Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará. Atuou como diretor de Comunicação da Agremiação Carnavalesca A Grande Família. Autor do livro alternativo de poesias Sangria e participante fundador do movimento poético Fundo de Gaveta, tendo participado como escritor convidado da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro.


 Seja elegante e não "fure" a fila*

    Imagine se todo mundo resolver não respeitar mais as regras preestabelecidas pelo bom senso e tentar levar vantagem em tudo e de forma desleal. Estará formada uma grande confusão com prejuízos para todos. Por isso é importante que os direitos de cada um sejam respeitados. São várias as situações em que presenciamos, com indignação, pessoas menos esclarecidas agirem como se fossem as únicas no mundo que tivessem direitos. A mais comum dessas situações ocorre quando há a necessidade de formação de fila para pagar ou receber alguma coisa. Leia e reflita sobre as considerações abaixo.
 
1 – Não importa o motivo, se você não respeita a ordem de chegada de quem está na fila, você está dando uma demonstração de grosseria, de deselegância. Usar o “jeitinho brasileiro” para “furar” a fila é ignorar o direito das outras pessoas e demonstra seu desprezo por elas. Não esqueça: quem chegou antes tem a preferência. 
 
2 – O mesmo se aplica à fila do self-service. É preciso exercitar um pouco de paciência e esperar quem está na frente escolher com calma o que vai comer, em vez de ficar empurrando com o cotovelo ou ficar passando por trás esbarrando em quem está na fila. 
 
3 – É importante discernir quando a fila é exclusiva ou preferencial para idosos, gestantes e portadores de deficiência. Se for exclusiva, só entre nela se estiver vazia e com a anuência do caixa. Se a fila for preferencial, não deixe de ceder a vez sempre que chegar alguém com as características para as quais a fila foi reservada. 
 
4 – Se você tiver direito à fila preferencial e, quando chegar ao local, outras pessoas sem essas características estiverem aguardando para serem atendidas, faça valer seu direito, mas não custa nada ser simpático e pedir licença, por uma questão de educação. 
 
5 – Se você está na fila para ser atendido e aguarda alguém que está para chegar, é de bom tom avisar sobre essa situação a pessoa que chegou imediatamente após você. Por outro lado, é inadmissível acolher, em sua vaga, pessoas conhecidas que chegam ao local e o encontram por acaso. É uma falta de respeito em relação a quem está na fila aguardando sua vez, tanto por parte de quem convida para aproveitar a vaga passando na frente dos outros, como da parte de quem aceita “cair de paraquedas” na frente dos demais. 
 
6 – Esses comportamentos indesejáveis só vão diminuir à medida que cada um exercer seu direito de cidadão e reclamar, com educação, quando alguém “furar” a fila. 
 
7 – Também é inadmissível quando um caixa presencia que a fila foi “furada” e ainda assim atende o espertalhão. Nesse caso, vale a pena apresentar queixa ao superior do caixa que desrespeitou o direito de quem estava na fila. 
 
8 – Por outro lado, cabe à gerência dos estabelecimentos sinalizar adequadamente o atendimento preferencial e estabelecer políticas claras de não atendimento aos “furões”.

*  Texto publicado no blog do autor (http://williamfiqueatento.blogspot.com.br/2013/04/seja-elegante-e-nao-fure-fila.html), em 20/04/13, cedido ao Letras & e-Artes em 26/08/14.