Viver para comer? Não! Comer para viver! - Em 10/09/14



Monica Beyruti e Alfredo Halpern
O que é comer bem?

Alimentação saudável não é só para obter o corpo sonhado no verão. O importante é aprender a comer para o resto da vida.
Alfredo Halpern e Mônica Beyruti

O alimento é uma necessidade básica. Somos o que comemos. O alimento é também, na atual sociedade, um objeto de consumo. Ele nos dá prazer, mas também causa ansiedade porque pode nos fazer engordar. É notório que uma boa alimentação é fundamental para se obter muito mais do que apenas um corpo esbelto; ela é um meio para se adquirir saúde e bem-estar. O que, no entanto, muitas pessoas fazem para conseguir alcançar esse objetivo é seguir dietas de moda que prometem reduções de peso miraculosas, dietas extremamente restritivas com efeito a jato. Isso pode levar a sérias consequências para nosso organismo.
Precisamos acabar com o conceito de que, para se obter um físico saudável, é importante passar fome, quando um dos maiores prazeres da vida é comer bem, poder aproveitar um churrasco ou mesmo uma saborosa feijoada acompanhada de uma caipirinha. As pessoas se esquecem de que o ato de se alimentar bem vai muito além de um simples prato de comida colorido que siga as teorias da nutrição que ensinam como misturar carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras. Mas é preciso lembrar que a isso se deve unir prazer e satisfação, adequando-se às diversas situações do dia-a-dia .
A educação nutricional prevê que o hábito alimentar ideal seja seguido por toda a vida, e não apenas até se alcançar o corpo sonhado para entrar no biquíni no verão. É inadmissível que se passe a vida inteira só comendo folhas. No nosso entender, a palavra regime deve ser abolida no que concerne à alimentação.
Regime não funciona, porque é sinônimo de privação extrema e de temporalidade. O importante é aprender a comer para o resto da vida! Comer bem é comer de tudo um pouco, encontrar harmonia entre quantidade e qualidade, podendo preencher satisfatoriamente as necessidades biológicas de nutrientes, bem como as psicológicas e sociais ligadas à alimentação. A nutrição deve ser vista como um caminho para melhorar sua qualidade de vida e não como um bem necessário à saúde, felicidade e realização.
Assim sendo, comer bem significa ter prazer em se alimentar e, ao mesmo tempo, satisfazer as necessidades do organismo para viver mais e melhor. O que significa isso? Em poucas palavras: coma pouca gordura; dê preferência aos óleos vegetais; abuse de verduras, legumes, frutas e tome pelo menos dois litros de água por dia.
Prefira as carnes brancas e consuma laticínios e derivados magros. Mexa-se! Inclua em seu cardápio alimentos funcionais, ou seja, alimentos que além da função de nutrir exercem uma segunda função benéfica ao organismo, como peixes ricos em ômega-3 (exemplo: salmão), tomate e cenoura (licopeno e betacaroteno), nozes, castanhas etc., mas beba também, de vez em quando, um bom copo de vinho tinto, e saúde!

Alfredo Halpern, endocrinologista e professor livre-docente da Faculdade de Medicina de São Paulo, é autor dos livros Pontos para o Gordo e Desta vez Eu Emagreço. Mônica Beyruti é nutricionista da Clínica Alfredo Halpern.


Artigo publicado na revista ISTOÉ Gente (http://www.terra.com.br/istoegente/181/saude/index.htm), em 20/01/03, cedido gentilmente pelos autores.