Opinião e argumento não se confundem - Em 10/03/16


Opinião e argumento não se confundem

     Já temos visto, em várias postagens, como um texto dissertativo deve ser estruturado de acordo com o esquema básico. Independentemente do esquema escolhido para se desenvolver um texto dissertativo, dois elementos são essenciais para a dissertação: a OPINIÃO e os ARGUMENTOS.
        Isso significa que todo aquele que se presta a escrever uma dissertação não pode simplesmente “não tomar partido” diante de um questionamento sugerido para análise. Nesse sentido, ele deve deixar claro, explícito o seu posicionamento, o seu ponto de vista, a sua tese, enfim, a sua “opinião”. Mas, para convencer — objetivo primeiro de um texto dissertativo —, é fundamental “argumentar”, ou seja, apresentar justificativas que demonstrem a relevância e a pertinência do ponto de vista adotado diante do problema em questão.
      Quando perguntados, por exemplo, se as torcidas organizadas devem ser extintas no Brasil, não encontramos grandes dificuldades em emitir a nossa opinião, e as possíveis respostas (sim, as torcidas organizadas devem ser extintas no Brasil ou não, as torcidas organizadas não devem ser extintas no Brasil) são, de fato, bastante simples. Mas, quando precisamos expressar nossa opinião num texto “escrito”, os limites entre a opinião e os argumentos parecem se diluir, e o resultado é muitas vezes um texto confuso porque mal-estruturado.
    Cientes dessa natural e recorrente dificuldade dos alunos, resolvemos apresentar a você uma sugestão de introdução do esquema básico de modo a auxiliá-lo a organizar esses elementos dentro desse parágrafo, tão importante para a correta estruturação de todo o texto, posto que basilar para a dissertação.
        Segundo o esquema básico, esse parágrafo deve conter a opinião explícita e três argumentos. Mas, como colocar “tudo isso” de modo claro e objetivo?

       Veja abaixo a representação gráfica do parágrafo introdutório do esquema básico:



Introdução do esquema básico



    O “triângulo invertido” representa não só a ordem dos conteúdos que compõem a introdução, como também a proporção da abrangência entre eles.
      Começando pela parte mais abrangente, a contextualização, o parágrafo deve situar, em poucas linhas (duas ou três), o assunto a ser tratado no texto (por exemplo, “torcidas organizadas”), que corresponde ao primeiro período. Logo em seguida, no segundo período, deve vir explícita a sua opinião, que é, na verdade, a sua resposta à pergunta proposta (por exemplo, “as torcidas organizadas devem ser extintas no Brasil”), a qual restringe a abrangência do assunto. E, articulados à sua opinião, devem ser apresentados três argumentos, que recortam o seu posicionamento em três partes menores a serem desenvolvidas nos três parágrafos subsequentes, constituintes do desenvolvimento da dissertação.

      Na verdade, há várias maneiras de se articularem, ou seja, de se organizarem os argumentos dentro do parágrafo. Com o intuito de ajudá-lo a visualizar o gráfico reproduzido acima, apresentamos, a seguir, várias formas de se estruturar a introdução. Veja como é fácil:



TEMA: AS TORCIDAS ORGANIZADAS DEVEM SER EXTINTAS NO BRASIL?

(CONTEXTUALIZAÇÃO) MUITO SE TEM DISCUTIDO SOBRE OS CONFLITOS PROTAGONIZADOS PELAS TORCIDAS ORGANIZADAS. (OPINIÃO) A SUA EXTINÇÃO É UMA MEDIDA QUE DEVE SER TOMADA, (ARGUMENTOS) POIS AS FACÇÕES CRIMINOSAS SE UTILIZAM DESSES GRUPOS PARA MASCARAREM SUAS ATITUDES CORRUPTAS, DISSEMINAREM A VIOLÊNCIA DENTRO E FORA DOS ESTÁDIOS E, ALÉM DISSO, INFLUENCIAREM AS DECISÕES POLÍTICAS DOS CLUBES.


MUITO SE TEM DISCUTIDO SOBRE OS CONFLITOS PROTAGONIZADOS PELAS TORCIDAS ORGANIZADAS. A SUA EXTINÇÃO É UMA MEDIDA QUE DEVE SER TOMADA. ENTRE AS RAZÕES PARA SE EXTINGUI-LAS, DESTACAM-SE TRÊS: AS FACÇÕES CRIMINOSAS SE UTILIZAM DESSES GRUPOS PARA MASCARAREM SUAS ATITUDES CORRUPTAS, DISSEMINAREM A VIOLÊNCIA DENTRO E FORA DOS ESTÁDIOS E, ALÉM DISSO, INFLUENCIAREM AS DECISÕES POLÍTICAS DOS CLUBES.


MUITO SE TEM DISCUTIDO SOBRE OS CONFLITOS PROTAGONIZADOS PELAS TORCIDAS ORGANIZADAS. A SUA EXTINÇÃO É UMA MEDIDA QUE DEVE SER TOMADA, POIS AS FACÇÕES CRIMINOSAS SE UTILIZAM DESSES GRUPOS PARA MASCARAREM SUAS ATITUDES CORRUPTAS. DISSEMINAM, AINDA, A VIOLÊNCIA DENTRO E FORA DOS ESTÁDIOS E, ALÉM DISSO, INFLUENCIAM AS DECISÕES POLÍTICAS DOS CLUBES.



      Veja como cada parte tem a sua função específica e, consequentemente, uma estrutura distinta. A opinião, destacada em verde, vem após a contextualização e é seguida dos argumentos, separados pelos articuladores sintáticos, destacados em vermelho.
       Observe a mesma estrutura exemplificada com outros temas:


TEMA: AS DROGAS DEVEM SER LEGALIZADAS NO BRASIL?

(CONTEXTUALIZAÇÃO) O COMBATE AO CONSUMO DE DROGAS É, SEM DÚVIDA, UM DOS MAIORES PROBLEMAS SOCIAIS QUE ENFRENTAMOS. (OPINIÃO) A LEGALIZAÇÃO DESSES ENTORPECENTES, NO ENTANTO, NÃO É A MEDIDA MAIS ADEQUADA PARA A ERRADICAÇÃO DOS MALES QUE OS ENVOLVEM, (ARGUMENTOS) POIS FACILITAR-SE-IA O ACESSO DOS USUÁRIOS A ESSES PRODUTOS. ALÉM DISSO, AUMENTAR-SE-IA O GASTO DO GOVERNO COM O TRATAMENTO DOS POSSÍVEIS DEPENDENTES QUÍMICOS. E, POR FIM, CRIAR-SE-IA UM COMÉRCIO PARALELO, PROPICIANDO O SURGIMENTO DE CONTRABANDO.



       Agora que já está mais familiarizado com a estrutura da introdução do esquema básico, pratique você mesmo, completando os parágrafos seguintes com os respectivos argumentos. Atente para a coerência e a pertinência das ideias.



TEMA: A PENA DE MORTE DEVE SER INSTITUÍDA NO BRASIL?

(CONTEXTUALIZAÇÃO) A CADA ANO QUE PASSA, ASSISTIMOS, COM DESOLAÇÃO, À FALÊNCIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO EM NOSSO PAÍS. (OPINIÃO) APESAR DISSO, A INSTITUIÇÃO DA PENA DE MORTE NO BRASIL NÃO É A MELHOR SOLUÇÃO PARA A CRIMINALIDADE, (ARGUMENTOS) POIS...


(CONTEXTUALIZAÇÃO) A CADA ANO QUE PASSA, ASSISTIMOS, COM DESOLAÇÃO, À FALÊNCIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO EM NOSSO PAÍS. (OPINIÃO) EM RAZÃO DISSO, A INSTITUIÇÃO DA PENA DE MORTE NO BRASIL É A MELHOR SOLUÇÃO PARA A CRIMINALIDADE, (ARGUMENTOS) POIS...



TEMA: EXISTE RACISMO NO BRASIL?

(CONTEXTUALIZAÇÃO) NO BRASIL, É VISÍVEL A MISCIGENAÇÃO ENTRE AS RAÇAS, (OPINIÃO) NO ENTANTO O RACISMO É UM TIPO DE PRECONCEITO AINDA BASTANTE ENRAIZADO EM NOSSO PAÍS, (ARGUMENTOS) POIS...